Fisioterapia ajuda a restaurar a função do braço em AVC crônico

A fisioterapia promove a restauração da função do braço e neuroplasticidade em todos os pacientes com acidente vascular cerebral crônico, de acordo com um estudo publicado on-line em 25 de abril Journal of Evaluation in Clinical Practice .

4 semanas de TP em pacientes com AVC crônico com função do braço melhorada, neuroplasticidade

A fisioterapia promove a restauração da função do braço e neuroplasticidade em todos os pacientes com acidente vascular cerebral crônica, de acordo com um estudo publicado no Journal of Evaluation em 25 de abril em prática clínica .

Raquel Carvalho, P.T., da Universidade do Minho em Braga, Portugal, e colegas avaliaram o efeito da fisioterapia baseada na resolução de problemas na restauração da função do braço em três doentes com AVC crônico.

Ressonância magnética funcional (para imagens motoras e desempenho), o teste Action Research Arm, a escala de avaliação motora e a escala de avaliação de Fugl-Meyer foram utilizados para avaliar a neuroplasticidade e a função.

Os pesquisadores descobriram que todos os pacientes recuperaram mais de 20% após a intervenção. No início do estudo, os pacientes com AVC tinham áreas semelhantes a indivíduos saudáveis ​​durante a execução do motor, mas não durante a imaginação. Após a intervenção, todos os pacientes aumentaram a atividade na área pré-central contralateral.

“Este estudo mostra que quatro semanas de fisioterapia promoveram a restauração da função do braço e neuroplasticidade em todos os pacientes com acidente vascular cerebral crônico”, escrevem os autores. “Pesquisas futuras são recomendadas para determinar a eficácia desta terapia.”